OS 26 KATA’S SHOTOKAN

Os Kata’s do Karatê são combinações lógicas de técnicas de bloqueio, soco, golpe e chute em sequências predeterminadas. No estilo Shotokan há 26 kata’s, ou “exercícios formais”, são praticados atualmente.

O treino nos kata’s tanto é espiritual quanto físico. Na execução dessas técnicas, o karateka deve mostrar coragem e confiança, mas também humildade, gentileza e um senso de decoro, integrando assim o corpo e a mente numa disciplina singular. Como Ginchin Funakoshi lembrava frequentemente a seus discipulos, “sem cortesia, o Karatê-do perde o seu espírito.”

Cada kata começa com uma técnica de bloqueio (defesa) e consiste num numeroespecífico de movimentos a serem executados numa ordem predeterminada. Há uma variação na complexidade dos movimentos e no tempo necessário para concluí-los, mas cada movimento tem seu próprio significado e função, e nada nele é supérfulo. A atuação é feita ao longo do EMBUSSEN (linha de atuação), cuja configuração é determinada para cada kata.

Ao executar um kata, o karateka deve imaginar cercado de adversários e estar preparado para executar técnicas de defesa e ataque em qualquer direção.

OS 26 KATA’S SHOTOKAN SÃO:

 

Heian’s  – “Paz (Hei)e tranquilidade(an)”-

Kata básico, desenvolvido para treino e aperfeiçoamento de técnicas básicas, inicialmente era chamado Heian Nidan.

Tekki’s - “Cavaleiro de ferro” (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro)”

Kata básico desenvolvido para fortalecimento de base. Aprimora a capacidade de gerar força em golpes na base kibadachi. Referência à força que deve possuir o karateka na base, nos golpes e no espírito (concentração).

Bassai Dai – “Atravessar a fortaleza” – Kata longo

O kata recebe esse nome porque pressupõe o espírito e a força necessarios para investir contra a guarda do inimigo. É considerado, junto com o kata Kanku “jóias” preciosas entre os katas Shotokan.

Kanku dai – “Olhando para o sol” –  Kata longa (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu)

 Junto com as técnicas do Bassai-dai, constitui o kata mais característico do Shotokan. Treina a capacidade que o karateka tem de fazer dos seus próprios limites para conseguir vencer mais de 8 adversários, é o maior kata shotokan. Procura desenvolver a compreensão de Kyo – falha mental e física e jutsu – alerta.

Jion – “Gratidão e piedade”, nome de templo budista (ji=amor universal, delicado, gentil; on=amor, benevolência, bondade)

 Kata onde se demonstra maturidade e equilíbrio espiritual na aplicação dos movimentos, diferencia da Bassai e Kanku onde se demonstra grande força física e espiritual.

Bassai Sho – “Atravessar a fortaleza” – Kata curto-

Desenvolvido pelo Mestre Itosu a partir da forma básica Bassai, possui técnicas contra golpes de bastão.

Kanku Sho – “Olhando para o sol” Kata curto

Para executar esse kata o karateka precisa ter dominado as técnicas do Heian Yondan e Kanku dai.

Empi – “O vôo das andorinhas” (en=pássaro, pi=vôo)

Neste kata trabalhamos golpes ascendentes e descendentes que são usados baseados no vôo alto e baixo da andorinha.

Hangetsu – “meia-lua” (han=metade, meio, guetsu=lua)

Trabalha técnicas de respiração lenta e movimentos em meia lua

Jutte (Jitte) – “dez mãos”(ju-dez,te=mão)

Trabalha técnicas contra ataques de bastão.

Gankaku – “Grou sobre a rocha” (gan=rocha, kaku=a garça sobre)

Seu nome deriva das posturas muito semelhantes às assumidas pla garça que, apoiada numa perna só, sobre a rocha, esta prestes a lançar-se sobre o inimigo.

Nijushiho – “vinte e quatro movimentos”

Treina mudança de força seguida de suavidade, velocidade seguida de lentidão

Gojushiho Sho – “54 movimentos” Kata curto

Só é possivel captar a essência caracteristica deste kata quando ele é executado pou um karateka experiente cuja técnica tenha alcançado a maturidade.

Gojushiho Dai – “54 movimentos” Kata longo

Um dos katas mais longos. Entre suas caracteristicas distintivas estão várias técnicas suaves e fluentes, postura como a do gato e de uma só perna, que exigem excelente equilibrio, e seus movimentos giratórios. Há diversos bloqueios com o punho “cabeça de galo” e ataques com soco descendente. É necessário um alto nível técnico.

Meikyo - “espelho limpo” (mei=claro,kyo=espelho)

As técnicas básicas aprendidas em Heian voltam a ser aplicadas aqui para compor a maior parte deste kata suave e sereno.

Sochin – “paz inabalável” (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo),”criando raizes”

No Sochin encontramos a grandeza, a força e o poder estável. A postura imóvel, de grande estabilidade é tão usada, que é geralmente conhecida como a postura Sochin.

Unsu – “nuvem e mãos”(un=nuvem, su=mão)

Destinado a karatekas de alto nível, seu domínio indica que o karateka está preparado para qualquer tipo de acontecimento

Chinte – “técnicas estranhas”, “mãos estranhas” (chin=estranho, esquisito, te=mão)

Treina técnicas de mão que devem ser suficientes para livrar o karateka de ataques de lutadores mais fortes que ele

Jiin – “Lugar de piedade”, “Na sombra da bondade” (ji=amor universal, delicado, gentil, in=sombra)

Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.

Wankan – “coroa do rei”(wan=rei, Kan=coroa)

Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte
precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas.É Um kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s